Iranildo Medeiros - Louvores em Cristo ou em Crise?

Fui convidado para pregar em um culto de jovens denominado “louvorzão”. Preguei sobre reforma urgente, principalmente na música cristã. Percebi nos jovens em sua grande maioria uma ausência de preocupação, de incomodação com o tema abordado. A música cristã hoje tem causado certo tipo de hipnose metal, corporal, sensorial que levam a maioria dos cristãos principalmente os jovens a desprezarem o conteúdo, e assim vão ficando cada dia mais envolvidos nesse mundo gospel de fama, glória e poder.

A definição de música evangélica nos dia atuais no meu modo de pensar é interpretação de versículos fora de contexto musicados. Vou dar um exemplo usando a música diante de ti.

Dá vontade de pular, dá vontade de dançar / Dá vontade de gritar, dá vontade de correr/ Diante de ti / Dá vontade de pular, dá vontade de dançar / Dá vontade de gritar, dá vontade de correr / Dá vontade de pular, dá vontade de dançar.

Essa música é sempre relacionada ao que esta escrito em 2 Samuel 6: 14 quando Davi dançou com todas as suas forças diante de Deus. E usam também os versos 20 a 23 contra aqueles que discordam dessa doutrina. Será mesmo isso uma verdade bíblica para ser praticada por nós? O que dizer então desses textos:

Gn 3:8 - Adão e Eva estavam na presença do Senhor, mas não pularam nem correram e muito menos gritaram. (tiveram vergonha por causa do pecado)

Êx 24:17,18 - Moisés estava na presença do Senhor, mas não pulou nem correu e muito menos gritou. (somente ouviu)

Is 6:5 - Isaías estava na presença do Senhor, mas não pulou nem correu e muito menos gritou. (reconheceu sua miserabilidade)

Eu poderia citar muito mais, mas vou parando por aqui já é o bastante. É cada dia mais eu vejo cantores gospel apostatando musicalmente mostrando que biblicamente já apostataram há muito tempo.

Um dia eu me fiz uma pergunta: Por que não se regrava músicas de grupos como Logos, vencedores por Cristo, Elo e tantos outro do passado? Aí a mim mesmo respondi. Do jeito que a coisa vai os ministros de louvor de hoje certamente traduziriam para o seu linguajar gospel.

Exemplo: Faz-me Chegar (VPC)
Faz-me chegar aos Teus rios Senhor (3x)
Faz-me chegar, faz-me beber
Faz-me viver
Faz-me beber dos Teus rios Senhor (3x)
Faz-me chegar, faz-me beber
Faz-me viver
Faz-me viver nos Teus rios Senhor (3x)
Faz-me chegar, faz-me beber
Faz-me viver

Traduzindo para o gospel ficaria assim:
Faz-me NADAR nos Teus rios Senhor (3x)
Faz-me NADAR, faz-me EMBREAGAR Faz-me EXTRAVASAR
Faz-me EMBREAGAR dos Teus rios Senhor (3x)
Faz-me NADAR, faz-me EMBREAGAR Faz-me EXTRAVASAR
Faz-me EXTRAVASAR nos Teus rios Senhor (3x)
Faz-me NADAR, faz-me EMBREAGAR Faz-me EXTRAVASAR

Pense e medite nisso.

Fonte: Pastor Iranildo Medeiros

3 comentários:

  1. - Nada podemos decidir se não a Cristo, e esse crucificado.
    Não vivemos nos remuendo com vergonha do pecado, porque depois de confessados, sou perdoado e limpo e a graça me educa e constrange a não pecar. Para ele (pecado) morremos, e o sangue de Jesus nos salvou, santificou e justificou.

    Texto sem contexto é pretesto para heresia. Antigo Testamento (que é apenas sombra do que do viria se manifestaria: Jesus)lido isoladamente de Jesus é a mãe de todas os sofismas.

    É a razão da graça que nos faz pular de alegria, correr, gritar.
    Estas são reação de uma alegria que bate forte no peito.

    ResponderExcluir
  2. Texto sem contexto é pretesto para heresia. Antigo Testamento lido isoladamente de Jesus é a mãe de todas os sofismas, como o de que eu sempre devo sintir vontade de pular, cantar, correr diante de Deus. Concordo que podemos, sim, PODEMOS, fazer essas coisas, mas apenas quando são, como você disse, reação de uma alegria EM CRISTO que bate forte no peito. Cá entre nós, não precisa de muito pra ver que não é o que acontece por aí. O pessoal (perdão pera generalização) só quer saber do "oba-oba", e nada de alegrar-se verdadeiramente em Cristo.

    Sim, o sangue de Cristo nos lavou e somos salvos - assim como Isaias, que se amaldiçoou ao ver Deus e assim como João, que caiu como morto diante da Glória d'Ele. O autor está questionando, neste ponto, exatamente o pegar um unico caso e transformar em regra. Por que ninguém cria uma musica dizendo: "dá vontade de cair como morto"?

    ResponderExcluir
  3. Faltou acrescentar na música da versão gospel um elemento tão impressindivel quanto a água: o fogo. Porque misturar água com fogo está super em alta tem que ser assim: inunda-me com teu fogo (pior que tem uma música que fala isso)rs, isso beira a insanidade mental.
    Por que não se alegrar diante de Deus no quarto secreto, hein? Deveria se fazer um quiz para saber se essas pessoas dançam quando oram em casa a sós com o Senhor se é que oram em casa.

    Layssa

    ResponderExcluir

A atividade apropriada aos cristãos professos que discordam uns dos outros não é a de ignorar, nem de esconder, nem mesmo minimizar suas diferenças, mas discuti-las." John Stott

Ficamos felizes com suas críticas, sugestões, complemetos ou correções. Apenas pedimos que seja mantido o respeito e cordialidade.