Paulo de Castro - Shows góspeis de bandas estrangeiras, why?

Há alguns dias, tive a notícia de um show de uma famosa banda gospel estrangeira, que se apresentaria no estado do Espírito Santo. Sou um grande apreciador da música estrangeira e, por conseqüência, não a condeno; além disso, não conheço a banda e nem pretendo falar mal dela. A questão é que achei muito estranho, e até sem propósito, a apresentação de uma banda cristã [1] que canta em uma língua que não seja a nossa. Compartilharei o porquê.

O fato importante de eu ser contra shows de bandas cristãs estrangeiras é porque desvirtua um dos propósitos da música cristã.

Para quem já leu nosso manifesto no Cante as Escrituras, aprendemos na Bíblia que um dos propósitos da música cristã deve ser ensinar as Escrituras e as doutrinas bíblicas (cf Cl 3:16). No caso das musicas estrangeiras, ainda que as letras delas sejam completamente bíblicas, será muito difícil haver ensino pelo fato de que os ouvintes não as entenderão. Paulo faz-nos meditar sobre isto: “E se tu bendisseres apenas em espírito, como dirá o indouto o amém depois da tua ação de graças? Visto que não entende o que dizes; porque tu, de fato, dás bem as graças, mas o outro não é edificado.” (I Co 14:16-17). [2]

Claro que a dificuldade no ensino não é um fato generalizado, pois é bem provável que alguém do público falará a língua nativa da banda, mas isto não se estende à maioria. Mesmo que o ouvinte saiba a letra decorada e até mesmo a tradução, sem o domínio da língua, o ouvinte com certeza ficará com sua mente infrutífera, devido à dificuldade em entender: “Porque, se eu orar em outra língua, o meu espírito ora de fato, mas minha mente fica infrutífera. Que farei, pois? Orarei com o espírito, mas também orarei com a mente; cantarei com o espírito, mas também cantarei com a mente” (I Co 14:14-15). [2]

É triste ver que, mesmo em vista destes fatos, as produtoras de eventos insistem em trazer bandas estrangeiras para fazer shows, mostrando que o interesse hoje em dia não está na edificação da Igreja de Cristo, e sim no lucro resultante do entretenimento alheio.

Volto a dizer que não é errado ouvir músicas estrangeiras; mas, cuidado! Analise biblicamente as letras, olhe se condizem com as Escrituras e use-as corretamente. No final das contas, o uso de músicas estrangeiras é semelhante ao de músicas excessivamente intimistas: ainda que edifiquem, elas devem ser cantadas entre você e Deus, devocionalmente, e não no ajuntamento de Cristãos, como em shows ou em congregações; caso contrário, tais músicas não serão mais que ferramentas de entretenimento, e não meios de edificação.

Referências
[1] Por banda cristã, refiro-me a bandas que tocam basicamente músicas congregacionais de louvor e adoração a Deus. Nada contra bandas compostas por cristãos que compõe musica não-religiosa.
[2] Sei que a passagem refere-se ao dom de línguas, mas vale ressaltar que este dom também se manifesta através de línguas terrenas (cf At 2:5-13).

4 comentários:

  1. Olá a Paz do Senhor Jesus.
    Parabéns pelo blog esta muito bom ja estou seguindo.
    Quero aproveitar para divulgar o meu http://wwwadoradoresemverdade.blogspot.com/
    quando puder faça uma visita.
    Deus abençoe fik na Paz.

    ResponderExcluir
  2. achei o post mto interessante, pois nunca havia pensado dessa forma. Apesar de falar ingles e estar presente no referido show percebi que poucas pessoas acompanhavam e a maioria estavam lá por puro entretenimento gospel...

    Bárbara Soares

    ResponderExcluir
  3. Ola =)
    Encontrei com um pessoal desse site num show ontem a noite. Ia falar com eles quando terminasse mas os procurei em vao: ja tinha ido embora. Uma pena.
    Gostaria de fazer uma pergunta: não podemos apreciar musica?
    Não podemos fazer isso em conjunto?
    Toda musica deve ser louvor?
    Aguardo sua resposta.

    ResponderExcluir
  4. Nice,

    Olá :)
    Costumeiramente, nós saímos antes do fim do show. Para falar conosco, é bom fazer antes do show mesmo.

    Sobre sua pergunta: Podemos, sim, apreciar música. Eu ouço bastante música no meu computador, celular e amo isso. A questão é que, quando falamos de música cristã, no sentido de músicas que cantamos em nossos cultos, elas não são feitas para mera apreciação. Como chamam alguns autores, a música que catamos nos nossos cultos são "arte funcional" - ou seja, elas tem um propósito definido além da apreciação. Defendemos, através das Escrituras, que um destes propósitos é ensinar o povo de Deus sobre o Senhor que está sendo adorado.

    Podemos, claro, apreciar boa música em conjunto. A questão é que as mesmas músicas que apreciamos em conjunto são as músicas que cantamos em nossos cultos e boa parte delas não ensina nada ou pouco sobre Deus.

    Espero ter respondido. Qualquer dúvida, pode continuar comentado.

    Grande abraço.

    ResponderExcluir

A atividade apropriada aos cristãos professos que discordam uns dos outros não é a de ignorar, nem de esconder, nem mesmo minimizar suas diferenças, mas discuti-las." John Stott

Ficamos felizes com suas críticas, sugestões, complemetos ou correções. Apenas pedimos que seja mantido o respeito e cordialidade.