Renato Vargens - Eu não consigo cantar estas canções!

O surgimento da denominada música gospel nos fez esquecer de algumas canções extremamente relevantes. Por acaso, você já se deu conta que em nossas igrejas não cantamos mais sobre o céu, sobre o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo, sobre a graça imerecida, sobre conversão, sobre perdão de pecados, e outros temas mais? Pois é, lamentavelmente, ao contrário disto, nossa hinologia está repleta de expressões simplistas, onde temas como chuva, milagres, bênçãos, vitória e prosperidade se fazem presentes.

Há pouco ouvi uma canção, do Ministério de música "Toque no Altar" que dizia:

"Onde era tristeza se verá
A dupla honra me ornar
Com boas novas proclamar-lhe
Uma nova história celebrar
É chegada a minha hora
Meu silêncio já acabou
Ouça o som da minha grande festa
Eu vou Viver uma virada
Em minha vida, eu creio
Eu vou viver uma virada
O que eu achava estar perdido
E tinha desistido de sonhar
Meu Deus já decretou este é o meu dia
Minha virada festejar"

Caro leitor, repare que a canção em questão é extremamente antropocêntrica, cujo objetivo final é promover a satisfação do cliente. Se não bastasse isso, o ministério em questão é expert no assunto de criar canções cujo foco PRINCIPAL é o prazer do homem. Um exemplo claro disso, é a música “restitui” onde a ênfase primordial encontra-se no realização pessoal através da ação de um Deus cujo atributo principal é obedecer as ordens de seus filhos.

Ah! Que saudade da boa música, ministrada, cantada, com unção, cujo interesse era simplesmente engrandecer o nome de Deus! Que saudade, do louvor apaixonado, que brotava do peito dos adoradores como um grito de paixão e amor.

Definitivamente a coisa está feia! Minha oração é que o Senhor nosso Deus nos reconduza a sala do trono e que lá possamos adorá-lo integralmente entendendo assim, que a glória, o louvor, a soberania pertence exclusivamente a Ele.

Pense nisso!

Fonte: Renato Vargens.

6 comentários:

  1. Devemos ser prudentes, pois estamos tirando a honra, glória e louvores de Deus, mesmo que inconscientimente.
    Essa sua visão é ampla e polêmica, mas essas reflexões devem ser feitas, mesmo para saber se não estamos errando.

    Graça e Paz!

    ResponderExcluir
  2. O pessoal responsável pelo louvor musicado na minha comunidade retirou todas as músicas do Toque no Altar, Trazendo a Arca e Min. Apascentar justamente por causa disso.

    ResponderExcluir
  3. Leandro, sabias são suas palavras quando você diz: "Essa sua visão é ampla e polêmica;". Não estamos aqui para criar polêmicas, e assim fazer com que os poucos cristãos possam refletir nos Louvores. A Pergunta é esta: A quem estamos Louvando? Como o Renato Vargens escreveu, tem uma musica "restitui", [creio que você já ouviu]. Bom, é triste a realidade, da musica Evangelica hoje em dia, precisamos de uma Reforma na musica cristã brasileira.

    Abraço
    Em Cristo
    Airton Cláudio

    ResponderExcluir
  4. Todo o problema está sabe aonde? A música é evangélica. Deus não é evangelico nem gospel, por isso na maioria das vezes as letras nada dizem a respeito de sua grandeza.
    As canções falam sobre temas que vendem, pois todos querem ser abençoados, mais deixam de adorar e exaltar o Abençoador.

    ResponderExcluir
  5. Peneirar é o melhor a fazer. carregar sempre 2 sacolas! uma com fundo e uma sem. na sem fundo jogar td que não presta... na com fundo o que é válido.

    paz.

    ResponderExcluir
  6. Vocês mas parecem, os Nelsons Rubens gospel do que outra coisa vivem de falar mal dos outros... que vergonha !!!

    ResponderExcluir

A atividade apropriada aos cristãos professos que discordam uns dos outros não é a de ignorar, nem de esconder, nem mesmo minimizar suas diferenças, mas discuti-las." John Stott

Ficamos felizes com suas críticas, sugestões, complemetos ou correções. Apenas pedimos que seja mantido o respeito e cordialidade.