Yago Martins - Da "Festa no Apê" para o Mercado Gospel

"Não quero me tornar envangélico, mas
sei que posso falar de Deus", disse Latino
Todo mundo já percebeu que a música gospel brasileira sofre um estado extremo de mercantilização – aliás, reitero, todo mundo percebeu, menos os crentes. Creio que todos lembramos do cantor Latino, famoso por músicas dotadas de letras tão profundas como a maioria das canções que entoamos em nossos cultos. O compositor da lendária “festa no apê”, onde iria “rolar bundalelê”, completou 18 anos de carreira e foi presenteado com uma luxuosa festa. Depois de comentar sobre a importância desta data para ele próprio, o cantor revelou, para surpresa de muitos, que pretende ingressar no que ele chamou de “universo da música gospel”.

Suas palavras foram claras e perturbadoras: "Não quero me tornar evangélico, mas sei que posso falar de Deus de uma maneira ousada e jovial”. Segundo ele, esse é um projeto para daqui a dois ou três anos, mas mesmo assim, confessa estar com muita vontade de "juntar essa galera gospel e fazer um trabalho bacana".

“Precisamos ficar de olho no mercado musical e sempre buscar novas inspirações. Eu mesmo quero compor as músicas que falem de Deus de uma forma bem alegre, com romantismo também. Vou trabalhar muito para me consolidar também nesse meio”, disse Latino, segundo a EGO.

Pode parecer absurdo, mas isso está realmente acontecendo – e cá entre nós, era apenas questão de tempo. Com “ministros” que são mais mercadores da fé do que pastores, o mundo não perderia a oportunidade de arrecadar com isso. Latino só percebeu o que os crentes tentam negar: que nossos músicos são artistas, que nossos músicos são ricos, que nossos músicos são estrelas e que você não precisa parecer com Jesus para ser um “músico cristão”. Claro, existem exceções, mas, infelizmente, não são essas exceções que estão nos programas do Faustão, do Raul Gil, da Eliana ou da Xuxa.

Mas, andando na linha tênue da esperança e da ingenuidade, creio que isso trará algo bom. Com o advento de um não-cristão declarado cantando música gospel, o povo terá que redefinir seu maniqueísmo musical entre “música gospel” e “música do mundo” para algo mais inteligente.

Só nos resta orar e esperar, sinceramente, que Deus venha e mude as coisas. Se Jesus estivesse aqui, creio que ele já teria virado muitas mesas, derrubado microfones e quebrado violões. Creio que Deus repetiria hoje o que professou pela boca de Amós, “afasta de mim o estrépito dos teus cânticos; porque não ouvirei as melodias das tuas violas” (5:23).

7 comentários:

  1. É, oremos por tudo isso que está acontecendo.
    Que Deus nos ajude a ser Fiel a Ele.

    ResponderExcluir
  2. Engraçado demais esse cara. Já comentei no Web Evangelista, mas quero reiterar minha profunda surpresa e frustração ao ver que o sentido do louvor e dos cânticos não é mais o cerne do evangelho.

    Que Deus se agrade daqueles que cantam realmente aquilo que está na Palavra e que, se aprouver a Ele, que estes que cantam músicas sem pé nem cabeça achando que isto é evangelho, conduza-os ao verdadeiro arrependimento e ao verdadeiro louvor.

    Soli Deo gloria nunc et semper.

    ResponderExcluir
  3. Concordo com você plenamente. Infelizmente, tudo ou quase tudo, virou comércio. Não se pensa em outra coisa. Na politica, nas faculdades, escolas, e na musica. Agora no meio do "povo de Deus", é demais. Será se nao temem a Deus? Não conhecemos a Deus pois se o conhececemos não houviaros este tipo de cantores e nem os pregadores que vendem benção em nome de Deus. Isso tudo é uma PRAGA!

    ResponderExcluir
  4. Parabens Yago pelo sem comentário. Você é um Atalaia. Continue assim e que Deus te dê força pra continuar falando aquilo que vem de Deus.

    ResponderExcluir
  5. Peçamos ao Espirito Santo que gere em nós uma incorfomidade com esse mercado da musica gospel. Andar como Cristo, pensar como Cristo e louvar a Cristo e somente a Ele.
    =)
    Isadora

    ResponderExcluir
  6. E um absurso o que estão fazendo com o verdadeiro louvor, confundir aberração com adoração, não é só cantar mais adorar aquele que criou e nós amou, o pior se usando Deus ,e baganhandoo que ele nós deu com tanta excelência e amor.
    Edna

    ResponderExcluir
  7. isto é apenas um reflexo de como o meio musical gospel não tem se mostrado com os olhos voltados para o mestre e a sua palavra... a falta de compromisso e ás vezes da fé de muitos só mostra a superficialidade do relacionamento com Deus. Se fosse como antigamente, muitos desses "'levitas" já seria fulminados a muito tempo... mas é como diz em romanos 14:12- De maneira que cada um de nós dará conta de si mesmo a Deus". oh Pai tenha misericódia de cada um de nós!!!

    ResponderExcluir

A atividade apropriada aos cristãos professos que discordam uns dos outros não é a de ignorar, nem de esconder, nem mesmo minimizar suas diferenças, mas discuti-las." John Stott

Ficamos felizes com suas críticas, sugestões, complemetos ou correções. Apenas pedimos que seja mantido o respeito e cordialidade.