Renato Vargens - O meu Deus não sonha, Ele decreta!

Ultimamente tenho ouvido uma enxurrada de canções evangélicas que falam a respeito dos sonhos de Deus. Nesta perspectiva, cantores como Ludmilla Ferber, Nani Azevedo, e outros tantos mais, afirmam que o Todo-poderoso sonha boas coisas para cada um de nós.

"Não desista, não pare de crer.
Os sonhos de DEUS jamais vão morrer.
Não desista, não pare de lutar, não pare de adorar.
Levanta teus olhos e vê, DEUS está restaurando teus
sonhos e a tua visão." (Ludimilla Ferber)

"Os sonhos de Deus, são maiores que os meus,
Ele vai fazer o melhor por mim,
Ele vai além do que eu posso ver
Ele faz o que eu não posso fazer" (Nani Azevedo)

Caro leitor, vamos combinar uma coisa? Deus não sonha, nem tampouco aspira ou fantasia coisas a nosso respeito. Em nenhum momento nas Escrituras encontramos uma menção sequer de que o Criador dos céus e da terra sonha coisas altaneiras para os seus filhos. O Deus Soberano não sonha, não vive de elocubrações fantasiosas, muito pelo contrário, Ele decreta, Ele manda, Ele determina, Ele reina! A Bíblia é clara em afirmar que é Ele quem estabece e destitui reis, é Ele quem governa soberanamente as nações, é Ele que rege a história e que domina sobre todas as coisas existentes no cosmos.

Os decretos de de Deus são imutáveis, suas ordens e decisões são irrevogáveis, e contra a sua soberana vontade NINGUÉM pode opor-se. Como bem disse o profeta Isaías "o seu propósito foi determinado sobre toda a terra; e esta é a mão que está estendida sobre todas as nações. Porque o SENHOR dos Exércitos o determinou; quem o invalidará? E a sua mão está estendida; quem pois a fará voltar atrás?"

Soli Deo Gloria!

Fonte: Renato Vargens

13 comentários:

  1. Dizer que Deus sonha, é afirmar que Ele dorme.

    ResponderExcluir
  2. Claro, concordo com a questão de DEUS não sonhar. Mas não seria o caso de levar em consederação a poesia da música?

    ResponderExcluir
  3. Glauber,

    Concordo que é apenas uma questão de alegorias e tal, mas essa é uma alegoria bíblica? Será que essa metáfora não acaba diminuindo o poder decretador de Deus? Nos dias de hoje, onde o teísmo aberto reina, dizer que Deus apenas sonha (ao invés de ordenar e decretar) não seria um desserviço?

    Pense nisso :)

    ResponderExcluir
  4. Sem falar que: Se você diz que Deus sonha, estará afirmando que ele dorme! (Rs!)

    ResponderExcluir
  5. Irmãos,Paz =)
    Eu entendo que os Sonhos de Deus aos quais nossa irmã Ludmila se refere são os sonhos que Deus coloca nos nossos corações.São de Deus por que Vem Dele, e jamais vão morrer justamente por que Deus decreta coisas...
    essa é minha visão sobre isso.

    ResponderExcluir
  6. Muito esclarecedor pra nós isso, realmente os propositos de D'us são irrevogaveis, o alerta de que devemos nos preocupar com o fato de que ao O exaltarmos, estamos dizendo o que Ele e não o que achamos sobre Ele. Agora...não vejo com tanto espanto essas musikas, como já achei alguns erros gritantes em algumas musicas. Existe a nossa visão e a Dele, a nossa é limitada e a Dele é infinita. D'us se fez carne, não pra experimentar o que é "ser humano", mas para que o homem também o entendesse melhor. A Palavra de D'us não volta vazia e são justmente esses "Decretos" que viram "sonhos" dentro da nossa mente e q nos motiva a caminhar. Eu consigo ainda interpretar como "sonhos de D'us", descansando Nele pois se Ele Decretou Ele cumprirá. Basta saber a procedência desses sonhos.

    ResponderExcluir
  7. Dizer que Deus sonha, na minha interpretação nesse caso, ñ q Deus fantasie ou algo parecido, mais dos propósitos Dele na nossa vida , os planos Dele pra nós, aquilo pelo qual Ele nos chamou, Isso ñ pode ser frustrado, Olhe com os olhos de Deus para as coisas, muitas vezes o problema ñ é a letra da música ,mais a maneira como vc a vê, Pense Nisso , abrçss.

    ResponderExcluir
  8. Concordo plenamente que são distorções no caso do que ocorre na música "Faz um milagre em Mim", por exemplo. Mas o que foi apontado nestas duas canções acima me parece ser bem mais um caso de querer interpretar pelo pior jeito possível a "poesia".

    ResponderExcluir
  9. Amém! Tremendo esse post! Deus é Fiel! Abraço a todos

    ResponderExcluir
  10. Yago,

    Estou junto com vocês nessa busca por uma Reforma na música cristã/congregacional. A maioria esmagadora das composições dos grupos mais conhecidos é de dar dó!

    Mas às vezes nos tornamos tão belicosos em algumas questões que deixamos de raciocinar e, aí, caímos no mesmo erro daqueles a quem criticamos. Por isso, eu queria colocar um pouco de lenha nessa fogueira, assim como fiz lá no blog do pr. Renato Vargens (em um post diferente).

    No Português, a preposição "de" não indica sempre a idéia de posse. O Dicionário Michaelis on-line afirma que essa é uma preposição "de grande emprego na língua portuguesa, designando várias relações", e mostra 26 dessas relações possíveis.

    Entre elas, claro, está a idéia de posse. Mas também há a idéia de "ponto de partida" e de "causa ou motivo". E eu creio que, quando as músicas modernas mencionam "sonhos de Deus", a intenção de seus autores está muito mais próxima da idéia de fonte, origem ou ponto de partida do que da idéia de posse.

    Vou tentar demonstrar isso com uma "exegese" da música de Ludmila Ferber (da qual eu não gosto, porém por outros motivos):

    "Não desista, não pare de crer
    Os SONHOS DE DEUS jamais vão morrer
    Não desista, não pare de lutar, não pare de adorar
    Levanta teus olhos e vê
    Deus está restaurando TEUS SONHOS
    e a tua visão." (Ludimilla Ferber)

    Se a idéia aqui fosse de posse, isto é, de "sonhos de Deus" como "sonhos que Deus tem" ou "sonhos pertencentes a Deus", então duas pessoas estariam sonhando, pois a estrofe menciona os "sonhos de Deus" e os "teus sonhos", referindo-se aos sonhos do homem... Além disso, se os sonhos fossem realmente "de Deus" (no sentido de posse), não haveria qualquer sentido no encorajamento que a música pretende oferecer aos crentes ("não desista", "não pare de crer", "não pare de lutar", "não pare de adorar").

    Porém, se entendermos que a preposição contém uma idéia de fonte/origem/ponto de partida, faz muito mais sentido. Por essa perspectiva, não há duas pessoas sonhando, e o encorajamento passa a fazer algum sentido. Os sonhos são "DE DEUS" porque nascem do Seu coração abençoador para o benefício de Seus filhos, e são "TEUS SONHOS" (do homem) porque Ele nos faz anelar por aquilo que procede Dele mesmo. Então, porque os nossos sonhos nasceram de Deus, não há motivos para desanimarmos e podemos continuar crendo, lutando, adorando... Por esse ângulo, essa não é uma declaração verdadeira e profunda? Não é uma revelação da fidelidade de Deus às Suas promessas?

    Penso que essa é uma análise mais justa dessa idéia de "sonhos de Deus"...

    Em Cristo,
    Vinícius

    PS: Vou escrever um outro comentário dando algumas razões pelas quais, apesar da minha defesa, eu não gosto dessa música.

    ResponderExcluir
  11. Por que eu não gosto de "os sonhos de Deus" de Ludmila Ferber? Dois motivos:

    Primeiro, porque a música me soa muito antropocêntrica. É claro que eu consigo cantá-la e, ao chegar nos "sonhos que procedem de Deus", pensar nas bênçãos espirituais que o Pai nos concedeu ao nos dar o Seu Filho como "sabedoria, e justiça, e santificação, e redenção" e o Seu Espírito como selo e penhor da ressurreição. Porém, acredito que a maioria dos cristãos que a ouvem pensam nos "sonhos que procedem de Deus" em termos de uma casa nova, um emprego melhor, um "varão" ou uma "varoa"... rsrsrs Por isso, prefiro canções que mostram de forma mais explícita quais são esses "sonhos" ou bênçãos ou promessas que vêm de Deus e "jamais vão morrer".

    Segundo, porque a letra da música é realmente pobre em termos de ensino. Não sou contra hinos de encorajamento - aliás, eu preciso deles! Mas eu preciso não apenas de que alguém me diga "Não desista", mas de que me mostre o fundamento pelo qual vale a pena continuar lutando e crendo e adorando. E esse fundamento são as promessas imutáveis do Deus infalível, reveladas na Escritura.

    Há canções congregacionais de encorajamento muito mais poderosas e belas do que esta. Por exemplo, um hino nem tão antigo do Asaph Borba:

    "O meu louvor é fruto do meu amor por ti, Jesus
    De lábios que confessam o teu nome
    É fruto de tua graça e da paz que encontro em ti
    E do teu Espírito que habita em mim
    (Que habita em mim)

    Ainda que as trevas venham me cercar,
    Ainda que os montes desabem sobre mim,
    Meus lábios não se fecharão,
    Pra sempre hei de te louvar

    Ainda que cadeias venham me prender,
    Ainda que os homens se levantem contra mim,
    Meus lábios não se fecharão,
    Pra sempre hei de te louvar"

    Vamos cantar as Escrituras!

    Em Cristo,
    Vinícius

    ResponderExcluir
  12. Nossa.. Exagero!!
    Claro q o sentido da frase não foi esse q o Sr. Renato Vargens interpretou.
    Tem q ter mais cuidado com isso! v todas as possibilidades. Ainda bem q aki nesse site e nesse post. Tem muitos cristãos q não aceitam tudo o q é dito antes de observar bem o q foi dito.

    ResponderExcluir
  13. Vinícius, faço das minhas as suas palavras.
    Falou bonito rapaz.
    Deus abençoe vc.

    Paz

    ResponderExcluir

A atividade apropriada aos cristãos professos que discordam uns dos outros não é a de ignorar, nem de esconder, nem mesmo minimizar suas diferenças, mas discuti-las." John Stott

Ficamos felizes com suas críticas, sugestões, complemetos ou correções. Apenas pedimos que seja mantido o respeito e cordialidade.