Relatório das atividades: Fortaleza, 14 de maio de 2011

Este é um relatório duplo. Tivemos dois shows simultâneos em Fortaleza e, graças a Deus, estivemos nos dois. O Airton esteve, sozinho, no show do Fernandinho; alguns dos novos voluntários estiveram no show do Kleber Lucas com Novo Som. Confira os relatórios:

AIRTON
Quando cheguei ao show, me deparei com uma fila enorme. Realmente tinha bastante gente para assistir o Fernandinho, mesmo faltando ainda 1h30min para o início do show – provavelmente para não perderem os primeiros lugares. Mas algo me chamou muita atenção e eu gostaria de saber (impossível alguém saber) qual a finalidade disso: várias pessoas com faixas na cabeça com homenagens ao cantor e com blusas padronizadas, também com homenagem. Minha crítica é construtiva. Pare e Pense: qual a diferença desta veneração para a veneração da igreja católica, que consideramos idólatra? Vão me dizer que é algo diferente só por que somos evangélicos?

Banner divulgando o show do Fernandinho
Quero frisar também a falta de educação de muitas pessoas (aparentemente evangélicas). Antes de qualquer coisa, bem em cima do nosso panfleto, está escrito: “Não jogue esse panfleto em vias públicas. Guarde-o e leia com cuidado em casa”. Muitas pessoas pegam os nossos panfletos, passam o olho, começam a ler. O que fazem depois? Jogam no chão! Amados, tenhamos pelo menos o senso de limpeza. Sempre ao final de cada panfletagem, saímos olhando para o chão coletando os nossos panfletos que foram jogados. Enquanto eu estava apanhando os panfletos, um garoto estava bebendo água. O que foi que ele fez? Jogou a garrafa no chão. Olhei para ele e depois apanhei a garrafa. Alguns amigos dele riam enquanto ele ficava olhando para mim. Para falar a verdade, acho que as pessoas dão mais atenção para nós quando estamos apanhando os papéis no chão do que entregando os panfletos. Espero que não só olhem, mas que ajam de modos dignos – pelo menos na área ecológica.

Para ser justo, quero agradecer a todos aqueles que me receberam com um sorriso, dizendo: “Deus abençoe o seu trabalho”. Embora muitos tenham agido com pouca educação, alguns foram educados e receptivos.

Que Deus abençoe todos que estavam no local.

Paz de Deus!


ADÁLIA RAQUEL
Bom, nesse sábado estávamos (Eu, Sarah e Roney) em um evento chamado CRENTE MUSIC FESTIVAL (risos), que contava com a presença da banda Novo Som, mais do cantor Kleber Lucas, mais uma atração surpresa, mais uma tenda eletrônica (sim, você leu certo).

Na hora que chegamos, tinham poucas pessoas e, por incrível que pareça, apenas nós panfletando. Então, podemos perceber lá dentro os técnicos testando as luzes e fumaças que seriam usadas na tenda eletrônica, ao som de Jason Mraz. Em um mundo gospel que não se pode escutar Chico Buarque, tinha Jason em uma tenda eletrônica.

Panfleto divulgando o show do Kleber Lucas
com o Novo Som (e a tenda eletrônica gospel)
No começo da panfletagem, os irmãos estavam muito educados, recebendo os panfletos e guardando (houve até um educado rapaz que falou para Sarah que já conhecia o Cante, provavelmente de outro show), mas na proporção que aumentaram as pessoas, também aumentou a quantidade de papeis no chão – mas nada que nosso trio não conseguisse deter. Também começaram a chegar meninas com vestidos chamativos e saltos altíssimos. Minha mãe, que estava como observadora, viu um rapaz fumando e até ela comentou que metade ali parecia não conhecer Jesus

Por um lado, algumas pessoas não foram muito receptivas. Fui entregar os panfletos para um grupo de músicos que iam tocar no show (acho que eles eram a surpresa) e eles agiram com descaso. Só um deles pegou o panfleto e colocou no bolso. Por outro lado, alguns se mostraram muito interessados, ao ponto de pedir explicação sobre o manifesto. Um garoto se interessou tanto, tanto, mas tanto que confirmou a presença na conferência e pegou nosso contato para conversarmos com a equipe do louvor da igreja dele falar.

Essa foi a primeira manifestação que nós três participamos. Posso dizer pelos três que foi bastante interessante, ao mesmo tempo que foi chocante, por vermos tantas pessoas indo àquele lugar com propósitos um tanto estranhos. Eu, como todos do Cante, espero que nosso pequeno esforço toque cada uma daquelas pessoas.

11 comentários:

  1. Deveras interessante e em tempo oportuníssimo tal manifestação! Meus parabéns!
    A título de curiosidade: O que estava escrito no panfleto e/ou nas camisetas de vocês?
    Se for possível, responda em meu blog.

    Um abraço!

    Em Cristo,
    Filipe Luiz C. Machado
    www.2timoteo316.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. De verdade não entendo tal convicção de vocês. Protestar contra o mercado gospel, shows, preços abusivos desses eventos, até vai... extrapolou mesmo....

    Mas querer apenas cantar aquilo que está nas escrituras já acho de mais: (no sentido de única verdade)
    O que saía da boca de Davi em Salmos?
    As orações de Jo?
    O formato de oração ensinado por Jesus?

    A iniciativa é boa como visão ministerial, talvez local ou sugestional... mas condicionar a única verdade já acho de mais...

    Não podemos desprezar a Gênese das pessoas... nem tudo é ruim...

    Marcos

    ResponderExcluir
  3. Marcos,

    Quem diz que devemos cantar música que expressem ensino bíblico não somos nós, mas a própria Escritura. Leia nosso Manifesto aqui no site ou esteja na nossa conferência para ver mais sobre o assunto.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  4. Como o Filipe aí em cima, tbm fiquei curioso em saber o que havia no panfleto mas pelo teor do blog já percebi que, com certeza, é algo bíblico, edificante e equilibrado.
    Que Deus continue vos abençoando e usando nessa tipo de manifestação urgente no meio evangélico brasileiro atual.
    Neste fim de semana (13-15/05) aconteceu em Belém, o Louvor Norte que, é dito por aqui, é o maior evento da música gospel do Norte-Nordeste.
    Vi uma reportagem da jornal local dizendo que no evento ocorriam as mesmas coisas que qualquer outro show só que com uma diferença, tudo era feito pra Jesus.
    Sinceramente, quando vi as cenas da reportagem, não vi diferença nenhuma.

    Orando e chorando.

    ResponderExcluir
  5. Amado Marcos,
    Primeiro de tudo, quero lhe afirmar que nós do cante temos como regra de fé e pratica a palavra de Deus (Bíblia).
    Então se a bíblia nos ensina algo, começamos a praticar e a ensinar para as pessoas.

    ResponderExcluir
  6. so uma perguninha(eclado esa sem m t)e aqueles salmos como o sl42 que diz assim como a corça anseia por aagua .....vcs são contra expressa-lo em musica???

    ResponderExcluir
  7. Davi,

    Claro que não somos contra, nós lutamos justamente para que o modelo dos Salmos seja seguido hoje. Olhe para o Salmo 42, como você mesmo disse. Ele não expressa sentimentalismos vazios, mas o desejo de Davi por Deus - baseado em quem Deus é e no que Deus faz. É exatamente isso que devemos expressar em nossos cânticos. Emoções centradas no caráter de Deus, como vemos nos Salmos.

    Grande abraço.

    ResponderExcluir
  8. Sr's...

    Tem muito enredo de pessoas (historia da vida), que podem ser cantada e usada em prol do Reino. Existem ferramentas para atingir pessoas. Claro, ao Senhor, vale e somente vale, palavras direcionadas ao Pai que brotam em nosso coração..

    Quer dizer que se eu componho: "O Senhor me salvou // Tenho gratidão por isso // Ele veio pra voce tmb // ... etc... estou fora da visao de voces?

    Marcos

    ResponderExcluir
  9. Marcos, muito me alegra está escrevendo para você.

    Se você compor algo focado nas escrituras, digo-lhe, não você não está fora da nossa visão, pois esse blog/ministério, é focado para isso, uma reforma na música cristã brasileira.

    Pense: Só porque falo em Deus, eu sou um Cristão? Não.
    Da mesma forma, que as músicas que cantamos com o nome de Deus não é necessariamente bíblica.

    Paz!

    ResponderExcluir
  10. Ok Airton... obrigado novamente... Posso pedir um favor? rs

    Vamos continuar isso por e-mail: Me mande dois exemplos de "musica" (um fora e um dentro das escrituras)... pode ser?

    Mande nesse email: kksp2002@hotmail.com
    Nem precisa aprovar esse comentario... apenas pra continuarmos a dialogar por la... gostaria de entender... abracosssss...

    ResponderExcluir
  11. Olá
    Achei mto importante essa atitude de vcs. Concordo plenamente com o Cante, a música cristã precisa urgente de reforma.
    Minha igreja queria trazer o Fernandinho em um evento (ninguém merece,mas enfim...) mas sabe a resposta que tiveram?
    "O Fernandinho só toca se tiver no mínimo 10 mil pessoas no show"
    Creio que muitos músicos (não todos pois há um remanescente, graças a Deus)tem perdido o foco a medida que tornam-se "famosos".
    Mas lutaremos juntos por reforma e enquanto há vida há esperança.

    Que Jesus preserve-nos íntegros até a Sua vinda
    Abraço

    ResponderExcluir

A atividade apropriada aos cristãos professos que discordam uns dos outros não é a de ignorar, nem de esconder, nem mesmo minimizar suas diferenças, mas discuti-las." John Stott

Ficamos felizes com suas críticas, sugestões, complemetos ou correções. Apenas pedimos que seja mantido o respeito e cordialidade.